Dependência do Jogo, o que posso fazer em relação a este problema?

  • Tags:
  • Internamento ,
  • clínica ,
  • psiquiátrica ,
  • dependencia ,
  • jogo ,
  • psicologia ,
  • psiquiatria

A investigação nas intervenções direccionadas para a dependência do jogo é ainda muito recente estando agora a ter um maior desenvolvimento. A procura por tratamentos baseados na evidência neste campo é promissora com resultados já comprovados por parte da terapia cognitiva e da terapia cognitivo-comportamental. As estratégias utilizadas por estes tipo de terapias focam-se em reduzir o excesso de investimento no jogo através da correção de percepções erradas que existem nos jogadores acerca das probabilidades, das suas competências enquanto jogadores e da sorte. Algumas das estratégias contempladas por estes tipo de terapia são: o treino de competências sociais, treino da capacidade de resolução de problemas, reestruturação cognitiva e prevenção da recaída. Paralelamente a estas estratégias as pessoas que desenvolvem este tipo de problema são também instruídos acerca dos desencadeadores dos comportamentos e formas de os evitar, adquirindo um conhecimento mais aprofundado sobre este problema. Além destes métodos soma-se a educação financeira, fundamental para que os doentes aprendam a controlar os seus gastos.

A imprevisibilidade do jogo

É muito comum entre as pessoas dependentes do jogo existir uma percepção ilusória de controlo que motiva os jogadores a desenvolverem estratégias que estes pensam serem fundamentais para que possam ganhar mais dinheiro. Contudo a essência do jogo é a imprevisibilidade, de tal modo que, a cada novo jogo as probabilidades permanecem inalteradas independentemente dos resultados nos jogos anteriores.

Como o podemos ajudar

O desenvolvimento de um plano terapêutico ajustado às suas necessidades e a integração num ambiente comunitário, podem ajudar a que se reequlibre de modo a fazer face a este problema. A Psicoterapia, baseada na reestruturação de pensamentos, emoções e comportamentos, em conjunto com o acompanhamento psicofarmacológico / psiquiátrico utilizado para o controlo do impulso, através de ajustes na neuroquímica do cérebro, têm resultados marcadamente positivos neste tipo de pertubação.

Se você um familiar ou amigo necessita desta ajuda ligue-nos, estamos aqui para o esclarecer.